Conseguir ter uma equipe nota 10 é o sonho de todo empresário... que pode se tornar realidade! Mais do que contratar as pessoas certas, treinar constantemente para manter a equipe atualizada e bem entrosada, é preciso desenvolver lideranças!
Liderar é incentivar e motivar as pessoas para que contribuam voluntariamente em prol de objetivos. As pessoas agem porque acreditam no resultado, porque querem ir atrás do objetivo. E desta forma, conferem autoridade ao líder.
Nas organizações há uma enorme diferença entre líder e chefe. Porque o chefe age através do poder que possui, as pessoas fazem porque são mandadas, concordando ou não com o objetivo. Já os líderes, são todas aquelas pessoas que exercem influencia positiva em suas equipes de trabalho, independente de possuírem ou não um cargo de comando.
Quem se interessa pelo assunto de liderança, com certeza já leu os ótimos livros de James Hunter sobre liderança servidora, com seus conceitos revelando que qualquer simples mortal pode se tornar um verdadeiro líder. Seus estudos apontam que é preciso saber influenciar as pessoas e identificar suas reais necessidades, ter bom caráter e ser exemplo.
Segundo uma pesquisa realizada em 2008 com mais de 21 mil trabalhadores brasileiros, 53% revelaram que trabalham de forma mais convencional e tendem a fugir dos riscos, optando por não confrontar outras pessoas, permanecendo em uma zona de conforto. Ou seja, mais da metade das pessoas preferem guardar para si o que pensam, e afirmam desenvolver tarefas que não concordam, mas que não conseguem mudar. Essa pesquisa constatou ainda, que apenas 12% das pessoas apresentam a competência inovação, minimizando a capacidade de renovação das empresas.
Por isso é tão importante para o crescimento das organizações terem líderes de verdade, que possam influenciar as pessoas com o perfil convencional, e saibam valorizar e dar espaço para os “criativos” desenvolverem seu potencial e conferir maior competitividade a empresa.
Desenvolver lideranças é um trabalho que envolve treinamento e mudança de atitudes, requer tempo, empenho e oportunidade de praticar os conceitos. Muitas vezes precisamos mudar nossa imagem, pois pessoas nas quais as outras não podem se espelhar, consequentemente nunca serão líderes.
Para que nossos colaboradores e gerentes desenvolvam um perfil de liderança, precisamos como empresários também praticar essas atitudes, pois liderança parte do exemplo. E como profissionais podemos procurar um bom exemplo para se inspirar e vir a se espelhar.
E como disse James Hunter: “A única pessoa que você pode realmente mudar é você mesmo.” As demais pessoas podemos motivá-las a mudar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário