quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uso de redes sociais custa US$ 2,25 bilhões por ano às empresas


Relatório do Morse PLC aponta que os funcionários passam em média 40 minutos por dia nesse tipo de site, o que soma uma semana de trabalho perdida a cada ano

Sharon Gaudin, Computerworld

Publicada em 27 de outubro de 2009 às 09h05

Segundo a pesquisa, o acesso às redes sociais no ambiente de trabalho custa cerca de 1.38 bilhão de libras, ou mais de 2,25 bilhões dólares por ano para as empresas. Para chegar a essa conclusão, a Morse entrevistou 1.460 funcionários, dos quais 57% deles admitiram que navegam nesses sites para uso pessoal durante o expediente.

Os trabalhadores passam em média 40 minutos por dia usando as redes sociais, o que perfaz uma semana perdida a cada ano, explica a pesquisa.

"A popularidade de redes sociais como Twitter e Facebook cresceu consideravelmente ao longo dos últimos anos. Com isso, vem também a tentação de usá-las durante o horário de trabalho. No que diz respeito ao ambiente corporativo, o uso desses sites está se tornando claramente um buraco negro para a produtividade", afirma o consultor da Morse, Philip Wicks.

Em julho, a empresa norte-americana de pesquisas, Nucleus Research, divulgou um estudo apontando que as empresas nas quais os usuários são livres para acessar o Facebook perdem em média 1,5% da produtividade do empregado. A pesquisa também mostrou que 77% dos trabalhadores que têm conta no Facebook acessam o microblog durante o expediente.

No início deste mês, um estudo encomendado pela companhia de recursos humanos Robert Half Technology mostrou que as empresas estão começando a tomar medidas mais duras para coibir o uso das redes sociais no trabalho.

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