quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Os problemas enfrentados durante o planejamento estratégico de TI


Além disso, durante encontro mundial de CIOs promovido pela consultoria Forrester Research, gestores sugeriram quais poderiam ser as possíveis soluções para os desafios encontrados no dia a dia da área

CIO/EUA

Publicada em 15 de outubro de 2009 às 12h11

E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Google Twitter a a a Identificar o equilíbrio entre a estratégia de TI e a tática dos outros departamentos e encontrar tempo para distanciar-se das tarefas do dia a dia e pensar em iniciativas de longo prazo são as maiores dificuldades com as quais os CIOs se deparam antes de iniciar o desenvolvimento do planejamento estratégico da área. A conclusão foi tirada a partir dos desafios citados pelos 70 gestores de TI que participaram de conferência mundial de líderes de tecnologia promovida pela consultoria Forrester Research.

No encontro foram abordadas as barreiras enfrentadas por esses profissionais no momento de organizar a agenda para o próximo ano, bem como possíveis iniciativas que poderiam ser adotadas para resolver tais problemas.

Desafios

Além dos aspectos já citados, os CIOs participantes da reunião listaram também como desafios ter as habilidades necessárias para desenvolver métricas adequadas para medir o valor de um projeto, gerenciar o direcionamento da área de acordo com as mudanças estratégicas da organização, definir as prioridades de investimento e atender todas as demandas de negócio de forma justa e sem privilegiar determinados departamentos.

Ademais, dificuldades como mensurar o retorno de investimento (ROI, da sigla em inglês) dos projetos e estabelecer relacionamento com os gestores das demais áreas corporativas foram citadas como barreiras para uma atuação mais eficaz dos líderes de TI.

Soluções

Entre as respostas apresentadas para os problemas listados estão: a criação de um comitê – formado por executivos seniores de todas as áreas de negócios – voltado a aprovação e priorização de projetos que envolvam mais de um departamento da companhia.

Segundo o diretor de pesquisa da Forrester Research, Sharyn Leaver,o ponto mais defendido pelos CIOs foi de que a TI, em si, não deve ser a ‘julgadora’ das iniciativas relacionadas a outras áreas de negócios. “Para os líderes de TI é muito difícil ter a visão tão global ao ponto de priorizar projetos de segmentos com os quais não possuem familiaridade”, diz ele.

Além disso, os participantes sugeriram que o board das companhias crie um “check list” com todos os aspectos que devem ser levados em consideração para a aprovação de uma iniciativa. “Assim, esse documento seria usado como um guia para a criação de projetos”, explica Leaver, que complementa: “E o CIO pode avaliar se determinada ação possui ou não os requisitos para ser aceita pelo alto comando antes mesmo de investir tempo e recursos no desenvolvimento de um plano-piloto.”

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