sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A comunicação efetiva

- Será que de fato, comunicamos exatamente o que queremos?

Muitas pessoas confundem a comunicação com o simples fato de terem dito alguma coisa; entretanto, a comunicação se processa efetivamente quando o outro compreendeu exatamente o que estamos transmitindo.

Isso ocorre porque aquilo que ouvimos é decodificado conforme nossa escala de valores; cultura, crenças, capacidades e até o momento psicológico.

Além dos critérios do receptor, há a maneira como as informações são transmitidas. Um tom agressivo, gestos inadequados ou uma expressão irônica, podem reduzir a atenção ou o interesse do outro.

Para haver uma efetiva comunicação, aparentemente tão fácil, além de considerar a linguagem e a gramática, sugerimos levarem em conta alguns outros detalhes e recursos:

- a comunicação se processa, de fato, quando o outro compreendeu exatamente aquilo que foi dito. Para testarmos a compreensão do outro, a melhor maneira é perguntar o que ele compreendeu.;

- desenvolver e exercitar a empatia que é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, entender seus bloqueios, vocabulário, nível cultural etc;

- uso de recursos técnicos, tais como uma voz bem administrada, com um volume adequado, boa tonalidade e dicção clara, além da expressão da emoção adequada ao conteúdo da fala;

- uso de gestos, do corpo, da expressão facial e corporal condizentes com o conteúdo;

- idéias bem organizadas sendo explanadas dentro de uma estrutura lógica, com começo, meio e fim, evidenciando o objetivo da fala;

- uso de ilustrações, notadamente em situações de vendas, negociações, treinamentos e palestras;

- memória treinada e bem desenvolvida, instrumento poderoso gerador de brilhantes apresentações, além de propiciar segurança ao comunicador.

Em síntese, para ser um excelente comunicador, para falar bem, com clareza, técnica, elegância e naturalidade e ser, de fato, compreendido, é fundamental haver um profundo respeito pelo outro. Somente assim haverá a empatia necessária para, cada vez mais, haver um melhor entendimento entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário