sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Dicas para o Exame PMP


Por Vitor Vargas

Muitos amigos nos últimos dias, têm me solicitado dicas para realizar o exame PMP, tentarei neste pequeno artigo explicar de forma objetiva o processo de filiação e agendamento, além das dicas de estudo.

Antes de iniciar o artigo, quero mostrar a vocês algumas informações publicadas pelo PMI-Rio em dezembro de 2007:

Vejamos as boas notícias!

•Nossa certificação PMP já é a quarta certificação mais procurada do mundo veja: (1) Microsoft, (2) Linux, (3) Cisco e (4) PMP.

•Temos hoje mais de 260 mil certificados PMP no mundo.

•Somente em 2006 a China certificou mais de 25 mil PMP’s e a Índia certificou mais de 15 mil PMP’s.

•A Petrobras incluiu neste ano de 2007 “gerentes de projetos” na sua lista de funções, bem como o ministério do trabalho (ver no GOOGLE = “código brasileiro de ocupações”).

Iniciando este artigo peço a vocês que tratem o processo de certificação como um projeto (bem sugestivo, não?!). Então, quando você definir que está na hora de começar a estudar e realizar o exame, planeje sua vida para os próximos 3 meses (3 meses na minha opinião é um tempo factível para estudar, tente não diminuir esse tempo) converse com sua esposa (marido), namorado(a), filhos(as), família, amigos, colegas, conhecidos e quem mais lembrar, diga a eles que você contará com a ajuda deles(as) neste momento de sua vida em que você estará concentrado em estudos para realizar um exame extremamente difícil. Portanto, não deixe para estudar nos meses que antecedem casamentos, aniversários importantes, natal, feriados prolongados e carnaval, os meses entre maio e novembro são os melhores.

Feito isso, planeje seus estudos, responda a questões como: Qual livro usarei? Quanto tempo estudarei por dia? Precisarei fazer um preparatório? Montarei um grupo de estudos? Qual o meu nível?

Algumas dessas questões eu poderei ajudar você a responder. Livros, existem hoje no mercado inúmeros, tratando do assunto, com autores conceituados, porém a dica é, utilizar um único livro como material de apoio, não tente estudar por diversos autores, escolha um e vá com ele até o final. Mas não se esqueça de ter o PMBOK, você deverá lê-lo em primeiro.

Tente dedicar pelo menos 4 horas do seu dia para estudar, e um grupo de estudos pode não ser um boa aposta, você poderá ter uma dor de cabeça maior do que imaginava. Um curso preparatório é interessante para nivelá-lo, porém, se você já tiver uma boa bagagem pode ser desnecessário, um curso preparatório pode ser interessante para os iniciantes no assunto.

Com essas questões respondidas, vamos voltar ao site do PMI (www.pmi.org) e iniciar o processo de filiação e elegibilidade. O processo de filiação não é tão burocrático e é bem mais simples. Se você é estudante opte por filiar-se como estudante, após o preenchimento e envio da papelada, o PMI leva aproximadamente de 30 dias para concluir o processo de filiação. Em paralelo a isso você pode dar início ao processo de obter a elegibilidade, esse sim, é um processo extremamente burocrático e demorado. Certifique-se de ter em mãos todos os comprovantes das empresas em que prestou serviços, como nome de referência, telefones, endereço. Você deverá informar o percentual do seu tempo em cada área de conhecimento para cada projeto que você gerenciou. O PMI leva de 7 à 15 dias para aprovar seu pedido de elegibilidade.

Neste momento, monte um cronograma de estudos se municie dos materiais de estudos, localize artigos interessantes na internet. Inicie seus estudos com o PMBOK; o PMBOK é um manual, isso mesmo um manual, onde as melhores práticas de gerenciamento são organizadas. Quis frisar a palavra manual para descrever o PMBOK, pois a sua leitura é bastante complicada e cansativa (você tem costume de ler manuais?) – ele é dividido em áreas de conhecimento e grupos de processos. Para facilitar estudos procure fazer um bom resumo do PMBOK. É muito interessante utilizá-lo durante seus estudos e principalmente nas horas que antecedem o exame.

Após a leitura do PMBOK, faça um simulado nos moldes da prova, ou seja, 200 questões com 4 respostas em 4 horas. Fuja de qualquer simulado diferente disso. Provavelmente você sairá mal neste primeiro simulado, mas provavelmente não se trata de uma falta de capacidade técnica e sim do preparo para realizar o exame. Você deve entrar no mundo do PMI, pensar como PMI. Uma dica que pode ajudar nesse momento é você ter em mente que é um Gerente de Projeto de um projeto com no mínimo 6 meses de duração e com 30 funcionários. Outra dica importante é que se a questão não informar o tipo da organização, o exame e o PMI assume que a organização utiliza uma estrutura matricial. Essas são dicas essenciais em minha opinião.

Comece a ler o livro que você utilizou como apoio, e de tempos em tempos faça uma leitura do resumo do PMBOK. Neste momento, sempre que você terminar de ler um capítulo ou uma área de conhecimento, faça um simulado da área. Aqui vai mais uma dica: se você trabalha como fornecedor, terá muito trabalho nos seus estudos, pois o PMBOK e os materiais de apoios bem como o exame são escritos para gerente de projetos, então você deve pensar como gerente de projetos e nunca como fornecedor.

Concluindo a leitura do livro, faça novamente um simulado. Acredito que agora você ficará mais seguro e sua média será maior, mas provavelmente sua média ainda não será os 80% que é aconselhável. Então releia o resumo e o livro todo, fazendo de tempos em tempos pequenos simulados das áreas de conhecimento. Tente imaginar a aplicação no seu dia-a-dia de tudo que você está lendo, não tente decorar e sim aprender, principalmente o código de ética, deve estar correndo em suas veias. Fórmulas simples como Canal de Comunicação, PERT, Desvio Padrão e algumas de Valor Agregado, você deve “comer com farinha” – essas se certifique de estar bem memorizadas, já as complicadas, estude bastante mas não se desespere, não vá perder muito tempo em coisas muito complicadas fora da realidade, pois pode fazer você perder muito tempo e serão somente uma ou duas questões que abordaram esses assuntos.

Algumas dicas sobre valor agregado são, também, muito interessantes. Vocês já notaram nas fórmulas de VC, IDC, VPr e IDP, sempre o cálculo é feito com VA, ou seja, se você quer o VC então, VC = VA – CR (e sempre que ele pedir custo, você deve fazer o calculo com o correspondente, exemplo: VC (custo) com CR e VP (prazo) com VP) e quando a questão solicitar índice, repita a fórmula com uma divisão, assim: IDC = VA / CR. Portanto as fórmulas mais comuns e simples de para o cálculo de valor agregado são: VC = VA – CR; IDC = VA / CR; VPr = VA – VP e IDP = VA / VP.

Após a segunda leitura do livro, realize pela terceira vez o simulado e se você obter 80% de acerto, terá grandes chances no exame. Se a sua média for inferior, releia os seus pontos fracos e faça novamente o teste, mas não precisa se desesperar. Vou lhe contar um segredo, no meu último simulado e conseguir 63%, rs.

Nesse momento você deve estar preparado(a) para realizar o exame e a data já deve estar próxima. Então vamos as dicas para realizar o exame, certifique-se de realizar o exame logo após o fim dos estudos, se você não conhece o local do exame, é interessante você fazer uma visita ao local antes, planeja sua ida: Usarei carro? Onde vou estacionar? Vou de condução? Qual horário?.

Não se atrase, atrasos não serão tolerados, porém, se você chegar cedo pode realizar seu exame mais cedo, então, tente chegar com pelo menos com 30min de antecedência. Aconselho o uso de transporte público, pois você poderá ler o resumo pelo trajeto e chegará ao local bem afiado. Procure realizar o exame no seu melhor horário, ou seja, se você rende mais na parte da manhã, faça de manhã ou se rende mais na parte da tarde, faça na parte da tarde, no meu caso eu fiz de manhã.

O local da prova possui câmeras para todos os lados e você não poderá entrar com nada, nem mesmo chaves no bolso, a instituição irá fornecer lápis, papel e calculadora. Quando você sentar de frente para o micro para realizar o exame, será apresentado um tutorial de 15min explicativos para realização do exame, utilize esse tempo para fazer anotações como fórmulas e dicas no bloco de anotações. Respire fundo, mantenha a calma e diga: “Eu sou um gerente de projetos em um projeto de pelo menos 6 meses de duração com pelo menos 30 funcionários e se não me for informado estou numa estrutura matricial.” Pronto, dito isso você está preparado, inicie o exame (não se preocupe a tradução é ótima). Tente terminar o exame em no máximo 3 horas, responda questões sempre com a primeira resposta (geralmente perdemos muito tempo com as questões que julgamos muito fáceis, por acreditar que pode haver uma “pegadinha”), questões muito longas procurem ler o final delas para saber o que é pedido, tente ler as alternativas a partir da letra D (após estudos, ficou comprovado que as pessoas ao realizarem exames muitas vezes têm a tendência de responder as questões A, B, C). Questões muito complicadas respondam a alternativa que você achar mais correta e marque para rever depois, não perca tempo nelas agora, nunca deixe questões com respostas em branco.

Terminada as 3 horas, espero que você tenha terminado o seu exame, solicite ao fiscal para sair da sala, tome uma água um café, alongue e esfrie a cabeça por 15min, volte à sala e reveja as questões que você marcou com dúvida e utilize esse tempo para confirmar suas respostas.

Pronto, click em finalizar e espere o resultado final. Acredito que com toda essa dedicação e empenho o sucesso será inevitável.

Então boa sorte e depois volte aqui para contar sua experiência.

Vítor Vargas, PMP – www.vitorvargas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário