quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Desafiando o ``Possível´´

“Em tempos de mudança, de nada vale saber a resposta se a pergunta já mudou! “

Geralmente temos uma visão muito particular da realidade e do que achamos ser possível, porém nos últimos 20 anos com o advento da Internet, do uso de novas tecnologias (telefonia Celular, E-mails, Customer Relationship Management, Enterprise Resource Package, Business Intelligence) e da globalização toda a realidade mudou e os limites de antes foram alterados, expandidos ou eliminados.

A única constante é a mudança e a sociedade está num ritmo de mudança cada vez mais dinâmico, diversas variáveis se alteram tão rapidamente que por vezes não acompanhamos ou entendemos como elas se relacionam criando uma nova realidade.

Nós temos mapas mentais ou se preferir “roteiros” que se formaram ao longo de nossa vida e nos ajudam a interpretar a realidade ao nosso redor. Por exemplo, agora ao ler este artigo, você está lendo palavra a palavra numa ordem seqüencial, da forma que você aprendeu ao passo que uma outra pessoa que tenha um mapa mental diferente pode ler / ver o texto de uma só vez como uma fotografia (utilizando técnicas de leitura dinâmica).

Entretanto estes mapas mentais são formados por experiências do passado e se não fizermos periodicamente uma nova leitura cuidadosa da realidade que nos cerca, tentando interpretar os paradigmas que mudaram atualizando nossos mapas mentais para a nova realidade, podemos estar reagindo a novas questões ou possibilidades com antigas respostas.

Toda mudança traz consigo uma gama de novas oportunidades, e em tempos de mudanças as pessoas melhor preparadas ou aptas a entender o que mudou e reagir em tempo hábil têm uma vantagem competitiva sobre os demais.

Existem três tipos de pessoas: as que fazem acontecerem, as que vêem acontecer e as que não sabem o que está acontecendo. Imagine que com a nova realidade a qual estamos vivendo ninguém tem 20 anos de experiência em Internet, Comércio Eletrônico ou Eco Turismo no Brasil. Novas áreas de trabalho e fronteiras estão se abrindo e, portanto use isto como uma oportunidade a ser explorada, visualizando em qual área de atuação você se sai melhor e depois pesquisando as mudanças ocorridas nesta área e quais os conhecimentos que você tem que adquirir para se tornar apto a enfrentar os novos desafios.

Abaixo você pode encontrar algumas dicas de como rever e atualizar sua percepção da realidade que o cerca e atualizar seu mapa mental:

1) FOCO: Mais do que nunca a realidade é por vezes virtual e pessoal, não cometa o erro de generalizar demais os problemas ou soluções, encontre o foco correto para seu questionamento.
Lembre-se de ter em mente justamente as variáveis que contam para o seu caso e com base nelas focar na direção dos itens que são importantes para você.

2) METAS: Com base no foco de sua realidade estabeleça as questões e objetivos que são fundamentais para você, e que podem lhe conduzir a um entendimento das suas novas possibilidades.
Então trace um plano para lhe ajudar a rever seus limites e explorar eventuais novas oportunidades.

Estabeleça pequenos passos para realizar suas metas, assim você terá muito mais o que comemorar, ou caso tenha alguma derrota será apenas uma derrota entre muitas pequenas vitórias.

Caso você tenha dúvidas ou não consiga realizar esta tarefa fundamental, peça ajuda a alguém.

“É melhor alguém que veja a floresta e não apenas a árvore.”

3) AÇÃO: Lembre-se que qualquer possibilidade ou oportunidade de melhoria sem a devida ação será somente um sonho. A ação é a força que irá lhe permitir quebrar o círculo vicioso (ou virtuoso) e poder tentar algo novo e por vezes obtendo resultados muito acima do que você poderia esperar.

4) MOTIVAÇÃO: Lembre-se que na grande maratona da vida o mais importante é a ação constante e ininterrupta. E isso somente é possível, quando você encontra motivação para seguir em frente, rumo à próxima etapa. Lembre-se do exemplo da maratonista que mesmo sem forças persistiu motivada até cruzar a linha de chegada em último lugar e desmaiando de exaustão, porém cumprindo a meta pessoal de chegar ao final da corrida.

4) “FEEDBACK”: Qualquer ação baseada num plano sempre necessita do devido “feedback” para eventuais correções de curso. E justamente com o feedback podemos determinar:

- Se estamos atingindo os objetivos que traçamos ou não, e portanto podemos quantificar o esforço correto ou eventual ajuda a serem empregados.

- Ou podemos ver as nossas vitórias e sucessos e com isto nos motivar mais ainda.

Boa sorte e muito sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário