sexta-feira, 13 de novembro de 2009

8 erros em equipe

O comportamento dos integrantes da equipe faz toda a diferença quando se objetiva atingir as metas do departamento.

A principal peça do processo é o próprio gestor, que precisará desenvolver habilidades extras para liderá-los, no sentido de gerar interesse e interdependência no grupo.

Veja alguns erros comuns de equipes de trabalho e perceba se se aplica ao seu departamento. Quem sabe encontre a resposta para a baixa performance.

1 – Individualismo

Um, e apenas um membro com este tipo de atitude, desencadeia o distanciamento entre os demais membros da equipe, além de promover “panelinhas” e opiniões divergentes. Cria-se um clima de desconfiança generalizada. O sintoma do individualismo é o constante e persistente comentário de favorecimento de uns em detrimento de outros. A solução é promover integrações, inicialmente freqüentes, depois manter uma constância.

2 – Ostracismo.

De novo, apenas um integrante praticante de jornada de trabalho reduzida, tanto no sentido literal como no sentido produtivo, promove um efeito dominó nas demais pessoas, gerando ociosidade nas pessoas e etapas seguintes. O sintoma é evidente; morosidade na execução de tarefas diárias, atrasos nos cronogramas de trabalho e baixa produtividade. A melhor solução é eliminar este indivíduo.

3 – Desinteresse em treinamento e aprimoramento.

Programas de treinamento são necessários para manter as equipes atualizadas. O grande desafio das empresas é investir em programas que atendam as carências das equipes. Cada membro deveria não apenas participar ativamente, mas também manifestar suas carências, a fim de permitir investimentos precisos e retornáveis. Isso não ocorre, e não ocorre mesmo. Sintomaticamente o único “programa” pertinente é o de acomodação, tendo como reflexo, a estagnação quanto à penetração no mercado e a resultados. Uma das soluções possíveis é envolver os formadores de opinião nas decisões a respeito das atividades da equipe.

4 – Perfis antagônicos.

O caminho mais curto para os resultados está na integração total da equipe, e oculto a isso, o perfil dos integrantes. O sintoma de uma equipe com vários perfis, é a inibição do relacionamento interno, desestimulação do inter treinamento e dificuldade no atingimento de cotas. A solução se resume em definir claramente o perfil do departamento e da equipe e só integrar quem estiver dentro dos requisitos.

5 – Falta de convívio.

A equipe não tem nenhum tipo de envolvimento e se relaciona apenas no âmbito profissional nas dependências da empresa. Isto ocorre quando é exercido excesso de pressão pelas metas. Ao contrário do que se supõe o melhor remédio e desestressar em equipe promovendo algum tipo de atividade extra como um simples happy hour ou um churrasco.

6 – Participação nas ações uns dos outros.

Questões de conflito interno ou competição entre membros da equipe promovem a omissão das ações individuais, anulando possíveis cooperações dos colegas. A falta de comunicação entre eles é o sintoma a ser observado e a reintegração da equipe é necessária.

7 – Desunião.

Outro fator que bloqueia a exposição de idéias e sugestões para o melhor rendimento da equipe. O ditado “a união faz a forca” ganha sustentação no poder de barganha que se cria com a união dos membros. Mais uma vez, há falta de comunicação e conflito internos e a solução é promover integrações.

8 – Ter no comando um “CHEFE” ao invés de um “LIDER”.

Acrescente mais esta, às várias diferenças entre chefes e líderes conhecidas; Enquanto o chefe não se envolve, o líder nada contra a correnteza para ajustar as diferenças entre seus liderados. Procura motivar e treinar, prestigiar e comemorar cada conquista.

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