quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Você é comprometido ou envolvido ?


Independente do que você faça, procure ser sempre o melhor.



Existe uma grande diferença entre comprometido e envolvido. Qual é você?


Galinhas e Porcos. O confronto.

Na fazenda a discussão estava pegando fogo. De um lado as galinhas com suas dificuldades e do outro os porcos com suas idéias.
As reuniões se arrastavam há tempo... era conversa e mais conversa e nada de ação. Ambos queriam preparar uma festa de aniversário para o fazendeiro, mas não chegavam a um consenso.
As galinhas defendiam: - Gente... cócódé, não adianta se incomodar tanto! Vamos fazer qualquer coisa e deu pra bola. Os porcos propunham: - Óinc óinc, temos de fazer a melhor festa pra ele, temos de surpreender. - Cócódé, mas vai ser muito complicado, e pra quê fazer a melhor festa se o fazendeiro nem é tão bom pra nós. Quando ele for melhor conosco, aí faremos algo diferente. - Óinc óinc, se queremos que ele mude, façamos nós antes. Nós é que precisamos dele.
- Cócódé, tá complicado nos entendermos. Vocês querem as coisas mais difíceis, tem de ser mais prático. Sugiro começarmos a definir as coisas com menos polêmica. Vamos definir o cardápio. Todos então concordam. Então a galinha propõe:

- Vamos fazer ovos com bacon. Agora eu pergunto, quem está envolvido e quem está comprometido?

Nas empresas, na sociedade, em tudo, há esses dois grupos. Os envolvidos e os comprometidos. Parece ser a mesma coisa, mas não é.

Envolvimento é ato de envolver. Envolver deriva do latin envolvere que seria o mesmo que cobrir, enrolar ou misturar.

Comprometimento é ato de comprometer-se ou assumir um compromisso. Comprometer deriva do latin compromittere e compromisso deriva do latin compromissu ambas remete ao sentido de assumir uma obrigação ou promessa firmada com outra parte. Exemplificando para o ambiente de trabalho: A pessoas envolvidas fazem parte do grupo e trabalham pelos seus objetivos.

Para os comprometidos, o grupo faz parte dele e trabalha com os objetivos coletivos. Os envolvidos apontam os sintomas e muitas vezes fazem parte do problema. E quando resolvem, o fazem da forma mais prática.

O comprometidos compram problemas e resolvem da melhor forma. Os envolvidos assumem somente as responsabilidades da sua função e quando é repassado mais funções reclamam que estão sendo explorados e não têm interesse, pois não fecha com seu objetivo pessoal. Os comprometidos assumem as responsabilidades necessárias para atingir os objetivos coletivo e quando é repassado mais funções vêem como ótima oportunidade de aprenderem mais.

O envolvido sempre quer ser reconhecido pelo que faz. O comprometido sempre reconhece quem faz. Para os envolvidos sempre há problemas e dificuldades. Para os comprometidos, sempre há soluções e energia.

O envolvido toma espaço. O comprometido constrói o seu espaço. A relação com um evolvido é de curto prazo. Enquanto o comprometido consegue-se manter uma relação de longo prazo. Quer matar uma empresa aos poucos? Retenha funcionários, clientes e fornecedores que você não consiga manter relação de longo prazo.

Ou seja, mantenha envolvidos contigo que será o seu suicídio. O porco olha com serenidade para as galinhas e fala com segurança: - Óinc óinc. Se esta for a melhor solução, eu darei o meu coro, pois eu sou comprometido.

E você... é comprometido com as outras pessoas, com o que faz, com sua família, com seu trabalho, com a alegria dos que estão próximos de você. Ou você é só mais uma galinha no poleiro?


Um comentário:

  1. Ser comprometido é uma virtude dos que querem obter resultados vitoriosos!

    ResponderExcluir