quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Networking: adote uma estratégia e amplie possibilidades profissionais

Embora o discurso sobre o valor de se construir uma rede de contatos seja comum, executivos ainda têm dificuldades em criar vínculos com colegas do mercado. Conheça as dicas dos CIOs para resolver o problema

Mais do que comum, é até óbvio ouvirmos conselhos de especialistas ou colegas sobre a importância de se construir uma rede de relacionamento profissional. No entanto, muitos executivos ainda encontram dificuldades em criar vínculos duradouros com as demais pessoas do mercado. Para tentar resolver tal problema de forma assertiva, segue uma lista com os cinco conselhos de alguns dos líderes de TI mais conceituados do mundo.
1. Não passe despercebido: “No que tange ao mundo corporativo, evite simplesmente frequentar os eventos sociais e bater papo com alguns antigos colegas”, afirma o CIO da empresa de pesquisa e diagnóstico clínico Parexel International, Jo Hoppe, que complementa: “É preciso fazer-se notar, seja por meio de um discurso ou pela apresentação de bons argumentos em discussões informais – mas que atraem a atenção de todos os presentes.”
2. Conheça investidores: “Procure a rede que está investindo nas empresas que fornecem as soluções para seu negócio e pergunte como pode ajudá-los em algo ou manter contato com as empresas daquele portfólio”, diz o CIO do banco de capitais Merril Lynch, Rahul Merchant.
Ele explica que os investidores certamente apreciarão a atitude do executivo e podem, até, convidá-lo para fazer parte de algum tipo de conselho. “Além de prestígio na própria companhia – por fazer parte de um grupo que lida com ações e mostrar habilidades e interesses interdisciplinares –, o gestor estabelecerá ótimos contatos”, conclui Merchant.
3. Seja voluntário no tempo livre: com atuação em um setor cujos postos são predominantemente ocupados por homens, a CIO da rede norte-americana de cassinos Ameristar Casinos, Sheleen Quish, conta que sempre realizou trabalhos voluntários para ajudar a Associação Americana do Coração – a qual tratava de pessoas carentes e com problemas cardíacos.
“Com o passar do tempo, os contatos que fiz nessa atividade me ajudaram em diversos projetos no âmbito corporativo”, afirma ela, que complementa: “Além disso, quando se trabalha com doentes ou desfavorecidos em qualquer nível, é preciso utilizar formas de comunicação diferentes e que variam de paciente para paciente. Esse exercício, mais tarde, me ajudou muito a manter o bom relacionamento com as diversas áreas da companhia na qual atuo.” 
4. Envolva-se com a companhia, em si, e não só com o departamento: “Identifique projetos nos quais a sua ajuda pudesse ser um diferencial e participe da iniciativa”, aconselha a CIO da distribuidora de energia elétrica e desenvolvedora de fontes alternativas Energy Future Holding, Linda Jojo.
A própria experiência da executiva demonstra que tal conselho dá certo, visto que há alguns anos ela se apresentou voluntariamente para fazer parte do planejamento estratégico da companhia e teve desempenho melhor até do que o esperado. “Hoje sou eu quem comanda essa iniciativa”, comemora ela.
Além disso, Linda explica que a participação em projetos interdisciplinares dá ao gestor uma visibilidade muito maior do que ele teria se ficasse confinado em seu departamento. “Ademais, essa é uma ótima maneira de conhecer pessoas e demonstrar seu comprometimento com o negócio e suas habilidades”, conclui a CIO.
5. Encontre um exemplo: não importa em que nível hierárquico ou quanta experiência e conhecimento teórico um executivo tenha, sempre haverá alguém que saiba mais e, por isso, os gestores devem identificar quem são “sábios” e aprender com eles. “É o que eu fiz no início da minha carreira e o que faço até hoje”, afirma o CIO da produtora e distribuidora de frutas Chiquita Brands, Manjit Singh.

 

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