sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Princípios de Ética Profissional e Corporativa

Ter o senso de compreender a diferença entre o 'bem' e o 'mal', de acordo com o Aurélio é conhecido como Ética.

A ética de sua empresa reflete o caráter de seus dirigentes, compromisso com a sociedade, respeito aos clientes, fornecedores e parceiros de negócio; dando segurança a toda esta 'cadeia' de envolvidos com sua organização.

75% das 500 maiores empresas Norte-Americanas tem seu 'Código de Ética'. E no Brasil ? Você não acha que nosso povo é bem desconfiado sobre as organizações privadas e estatais ?

Na nossa cultura, por muito tempo prevaleceu (ou ainda prevalece???) a 'Lei de Gerson' (Lembra?): "Pra quem gosta de levar vantagem em tudo..." mas, felizmente a conscientização esta chegando -- ter confiança nas
empresas com que se faz negócios no cotidiano, é gerador imediato de bons resultados.

Por muitos anos, políticos sem escrúpulos banalizaram a palavra 'ética' que hoje, ressurge das cinzas sendo muito bem defendida. A ética não deve ficar só nas intenções, mas ser refletida nos comportamentos de indivíduos e corporações.

Essas são aguns indicadores de que uma empresa que têm problemas de ética:

  • Posterga deliberadamente pagamentos, fazendo pagamentos errados, fornecendo datas e não cumprindo acordos.
  • Vende o que não tem ou o que não pode entregar.
  • Tem apenas preocupação com sua necessidade de vender, não se preocupando em saber do cliente o que ele tem necessidade de comprar.
  • Sempre se lembra das pessoas de fora na hora de preencher qualquer posição, não se importando em procurar, primeiro, identificar internamente se há alguém para aquela posição.
  • Embeleza balanços e demonstrativos financeiros.

    Ser ético nos negócios significa:

  • A necessidade de obedecer regras relativas à ocupação territorial, costumes e expectativas da comunidade, princípios de moralidade, políticas da organização, atender à necessidade de todos por um tratamento adequado e justo.
  • Entender como os produtos e serviços de uma organização e as ações de seus membros podem afetar seus empregados, a comunidade e a sociedade como um todo (positiva ou negativamente).

    Erros éticos mais comuns nas relações com seus superiores:

  • Mentir sobre as atividades que administramos.
  • Culpar meu superior por meus erros ou de meus subordinados.
  • Divulgar informações pessoais ou confidenciais para meus pares, empregados, gerentes seniores, clientes competidores, público em geral.
  • Não reportar violações à legislação.
  • Não reportar desempenho inferior às metas estabelecidas ou algo referente a roubos ou utilização inadequada de algo que é propriedade da empresa.
  • Não atender a queixas e reclamações.
  • Encobrir acidentes no trabalho ou problemas relativos à saúde ou segurança dos empregados.
  • Usar idéias de empregados como se fossem minhas.
    Princípios Éticos para Organizações

    PROPÓSITO: A missão da nossa empresa é de responsabilidade da Diretoria. Nossa organização é movida pelos valores, expectativas e a visão que nos
    ajuda a determinar os comportamentos, aceitações e inaceitações.

    ORGULHO: Nós nos sentimos orgulhosos de nós mesmos e de nossa organização. Acreditamos que com este tipo de sentimentos é fácil resistir às tentações
    para nos comportarmos de maneira não-ética.

    PACIÊNCIA: Aceitamos que, mantendo nossos valores éticos, isto será o caminho do sucesso a longo prazo. Essa assertiva implica manter o equilíbrio
    entre a obtenção de resultados e a forma com que esses resultados são conseguidos.

    PERSISTÊNCIA: Temos o compromisso de viver de acordo com princípios éticos. Temos certeza de que nossas ações são consistentes com este compromisso.

    PERSPECTIVA: Nossos gerentes e empregados alocam tempo para refletir sobre onde estamos, avaliar para onde vamos e determinar como vamos chegar lá.

    O texto acima lhe dá uma idéia sobre 'Ética Profissional e Corporativa'. Dissemine e pratique esses conceitos!

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