sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Profissão em alta: project manager


Por Kristin Burnham, CIO EUA

O aumento da procura por esse tipo de gestor cresce na medida em que boa parte dos projetos de TI (75%) não alcançam o sucesso esperado, segundo estudo da The Standish Group.

Fonte: CIO – 27/02/2009

Com a promessa de reduzir o tempo e o dinheiro das organizações para executar projetos de TI, a figura do project manager (ou gestor de projeto, em português) vem ganhando espaço dentro das organizações, as quais têm demandado, cada vez mais, esse perfil de profissional.

Na prática, o project manager serve como um link entre a área de TI e os indivíduos envolvidos com um determinado projeto, com o intuito de assegurar o andamento das iniciativas, de acordo com Katherine Spencer Lee, diretora-executiva da Robert Half Technology – empresa especializada em recrutamento de profissionais ligados à Tecnologia da Informação.

Esses gestores de projeto tipicamente examinam o processo e a metodologia em andamento, identificando as melhores práticas para garantir o sucesso das iniciativas, gerenciando as exigências e atuando como mediadores entre a Tecnologia da Informação e os processos.

Por que as empresas necessitam de um project manager?

“Existe uma forte demanda no mercado por profissionais que demostrem habilidade de execução”, considera David Foote, CEO e CRO (Chief Research Officer) da consultoria em TI Foote Partners. Ainda segundo ele, um dos principais responsáveis pelas falhas nos projetos está nos problemas de relacionamento, comunicação e cooperação.

Nesse sentido, a missão principal dos gestores de projeto é, exatamente, manter o cronograma das iniciativas e garantir uma implementação apropriada e eficiente. O que é especialmente importante nesse momento, quando apenas 35% dos projetos de TI têm sucesso absoluto, de acordo com estudo da The Standish Group.

Quais os conhecimentos necessários para a função?

A característica primordial para um project manager é a organização, segundo Jim Lanzalotto, vice-presidente de estratégia e marketing da Yoh, uma firma de outsourcing e recrutamento. Além disso, ele informa que esses profissionais precisam ter conhecimentos de TI e negócios, um histórico na área de desenvolvimento de aplicações e cinco anos – ou mais – de experiência em gestão de projetos complexos.

Os potenciais candidatos ao cargo devem também apresentar as seguintes características, de acordo com Lanzalotto:

•Boa comunicação

•Capacidade de resolver problemas

•Facilidade de relacionamento

•Atuação em múltiplas tarefas

•Habilidade para gerenciar as expectativas dos clientes

Como encontrar esse profissional?

Para o vice-presidente da Yoh, a melhor forma do CIO encontrar um project manager qualificado é a partir de indicações e contatos. “Pergunte às pessoas que trabalharam em iniciativas similares se elas têm alguém para recomendar”, explica Lanzalotto. Já Foote sugere que essa procura comece por empresas certificadoras de profissionais na área de gestão de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário