Como o gerente tem cada vez mais espaço na gestão das empresas do varejo, é natural que ele seja “convidado” com mais freqüência a propor novas idéias, especialmente ações que incrementem as vendas. Se você está passando por esse momento de maior participação nas decisões, precisa saber que estratégias e atitudes adotar para desenvolver e apresentar suas próprias idéias, aprová-las e colocá-las em prática.
Idéias e argumentos
Você precisa se preparar para ter e desenvolver boas idéias. É comum que esse processo seja feito em conjunto no chamado brainstorming ou tempestade de idéias, uma reunião na qual todos trocam opiniões a respeito de uma determinada idéia. Mas no caso de o processo ser “solitário”, você deve criar uma rotina para estimular sua mente em prol das boas idéias. E isso se faz aguçando a percepção. Ou seja, você passa a ler e observar as coisas sob um novo aspecto e disso tira algo de novo que possa ser aplicado na loja. Ao mesmo tempo em que adota essa rotina de “captação” de novas idéias, você deve reunir o maior número de argumentos que justifiquem e que viabilizem a execução do que está sendo proposto.
Apresentação
Como estará “vendendo” sua idéia para a direção da empresa, o melhor que você tem a fazer é caprichar na apresentação. Pense no lojista como seu cliente. Assim, você terá condições de montar sua “venda” baseado em argumentos claros, a partir das necessidades, do retorno e do investimento que deverá ser feito. Ainda que os argumentos sejam o grande atrativo, uma apresentação bem-feita, que cause boa impressão, tem tudo para terminar com a aprovação da idéia. Se preciso, use ferramentas como slides, data-show, planilhas e documentos detalhando qual é a idéia, quais as justificativas para investir e quais os objetivos que quer alcançar.
Implementação
Eventualmente, quem propõe a idéia pode não ficar responsável por sua implementação. Mas, se essa tarefa couber a você, a primeira medida é estabelecer um cronograma de trabalho, detalhando tarefas e prazos. Promova reuniões com os profissionais que serão envolvidos sempre de forma produtiva, clara e objetiva. Todos devem estar cientes do que se quer fazer para que a idéia seja implementada com eficiência e resultado.
Avaliação
Todo processo de implementação de uma nova idéia precisa incluir um período de avaliação. No papel, é sempre tudo muito bonito. Na prática, podem surgir contratempos e fatores que impeçam a realização do que se planeja. Assim, no cronograma de trabalho, defina um período de avaliação freqüente da idéia desde o início de sua implementação. Nessas avaliações, ouça a opinião da equipe envolvida, analise resultados e veja se é necessário fazer algum tipo de alteração.
Sobre o Autor
Alexandre Gonçalves é jornalista, editor-geral de conteúdo do site Empreendedor e escreve a coluna +Gerente, publicada na Revista do Varejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário