quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Não está dando certo? Então muda a estratégia!


Em um caso real, há dois meses atrás a empresa que eu trabalho (como gerente de projetos) lançou um produto para nosso público algo.


Neste produto(Software on-line) nós precisávamos conquistar receita para ele se auto-sustentar e começamos a correr atrás de clientes para anunciar no site do produto. Ficamos quase um mês na rua em busca de anunciantes, o pessoal de telemarketing atacou os clientes alvo com propostas de anúncios.

No meio do caminho percebemos que não estávamos conseguindo nada e até agora só tivemos prejuízo, então convoquei uma reunião para saber o que estava acontecendo.

Ao desenvolver um projeto nós fazemos um brainstorm e depois estabelecemos metas em um cronograma. Checamos o cronograma do produto e nele constava exatamente o que estávamos fazendo, não estava dando retorno nenhum, então na reunião tivemos a conclusão que o caminho não era esse, isso não poderia dar certo, algo estava errado no cronograma. Foi quando resolvemos rasgar o cronograma e criar um novo, naquele mesmo instante.

Tivemos a idéia de não vender anúncios, mas sim implantar o produto nas empresas. O produto físico com computadores, rede integrada, intranet sincronizada.

Seguimos o novo cronograma e o executamos.

Resultado: Sucesso! Vendas e vendas do novo produto. Tivemos que até contratar mais gente para dar conta da alta demanda.

A idéia é que a qualquer momento uma estratégia pode ser mudada, mesmo que a mudança seja grande. Assim que o grupo perceber que algo está errado, algo deve ser feito para encontrar o ponto certo e principalmente, na hora certa.

É mais fácil mudar a estratégia o quanto antes, porque a cada minuto que passa, mais dinheiro se perde.

Renan Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário