quarta-feira, 11 de novembro de 2009

6 dicas importantes para gerentes de TI e CIOs


Desde como definir melhor o orçamento de TI, até como trabalhar melhor com os demais departamentos, essa lista pode ajudá-lo a alcançar o sucesso

CIO (EUA)

Publicada em 26 de maio de 2008 às 19h01

E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Google Twitter a a a Tony Treccapelli, CIO aposentado e consultor especializado em planejamento de TI, otimização de infra-estrutura e programa de gerenciamento responde às questões de CIO sobre questões atuais e tendências futuras:

O que você vê como o maior problema enfrentado pelos departamentos de TI?

A percepção do negócio de TI como um centro de custos, especialmente na arena do SMB. A TI deveria ser vista como um facilitador e um departamento de corte de custos. Por outro lado, quanto menores os orçamentos, menos será impossível inovar. Esse ciclo negativo faz com que o departamento de TI fique desatualizado, sem impacto no negócio e composto por executivos pouco capazes de gerir a área. O CIO que conseguir a confiança do negócio pode mudar isso.

Como você vê a mudança do papel do CIO em termos de responsabilidades e de habilidades necessárias?

Os CIOs precisam conhecer seus clientes, funcionários e acionistas assim como os firewalls, servidores e base de dados que gerenciam. O CIO precisa entender as metas de negócio e as direções que impactam no bottom line antes de tudo, e então acessar e gerenciar as ferramentas de TI que fazem os requisitos fluírem.

Somado a isso, enquanto a tendência a terceirizar serviços continuar, o gerenciamento de serviços e, em particular, habilidades de negociação, continuarão a se tornarem mais críticas para o sucesso como CIO.

Qual a extensão das mudanças da terceirização em TI?

Vejo como uma crescente. Nenhuma companhia que não seja de TI está no negócio de construir e manter tecnologia, então para garantir que o departamento de TI não vá queimar o negócio com investimentos de baixa performance, eles precisam mudar o foco para ouvir e entender o que dizem seus clientes. Uma vez o foco alterado, o departamento de TI achará mais eficiente terceirizar a execução de TI. Quando o departamento de TI for mais exigente quanto aos requerimentos, obviamente será forçado a utilizar novos recursos. E, como a TI está se tornando commoditizada, podemos deduzir que a terceirização tende somente a crescer.

Quanto do orçamento anual de TI é gasto em manutenção versus desenvolvimento (realmente entregando novas capacidades ao negócio)?

Estimar, realmente, o custo de manutenção de TI é difícil porque a tecnologia está continuamente mudando (um bom exemplo são os servidores virtuais). Mas para ter uma idéia, seria preciso responder às seguintes questões:

- Nós vamos expandir para outro continente ou vamos expandir nossa cadeia de suprimentos?

- A base dos suprimentos será diversificada?

- Quantas das nossas aplicações são padronizadas e quantas customizadas?

Caso o negócio faça o mesmo produto, nas mesmas locações, e tenha consumidores fixos de cinco anos atrás, existe uma métrica de manutenção que pode ser estabelecida em torno de 20%, mas se você faz parte de uma empresa em crescimento, as respostas variam muito.

Como você resolveria essas questões?

Um CIO precisa estar atento às novas capacidades de arquitetura que estão surgindo. Por exemplo, não compre as soluções do ano passado e não compre soluções que solucionam apenas as necessidades atuais. Eu recomendo buscar os requerimento de negócio de 3 a 5 anos antes de adquirir novas soluções.

Os CIOs precisam continuamente implementar iniciativas de redução de custo de manutenção enquanto, simultaneamente, propõe projetos que habilitam a continuidade do negócio para que sejam vistos como eficientes. A maioria dos orçamentos de TI alcançaram um nível em que não podem crescer para acomodar as necessidades de negócio. Ao invés, é parte do trabalho do CIO canalizar os dólares limitados da atividade de manutenção para outros projetos.

Como os departamentos de TI podem obter o engajamento das demais áreas – desde o RH até o CFO?

Os CIOs precisam engajar outras partes do negócio – tudo é questão de compreender a voz do consumidor para dirigir e entregar o trabalho do departamento de TI. Não é questão de buscar as ferramentas mais legais e não pensar. Os departamentos de TI precisam considerar a si mesmos garçons. Precisam ser uma comunidade de prestadores de serviço que encontram os cidadãos para os educarem. Projetos como portais corporativos e outros estão forçando a equipe de TI a sair da sala de dados e ir para a sala de conferência para trabalhar ao lado com o resto da organização.

Tony Treccapelli, diretor da Alvarez & Marsal Business COnsulting, lidera a equipe de soluções de TI de Nova Iorque. Um de seus últimos desafios foi nas Escolas Públicas de New Orleans e na Regatta Pacific Alliance.

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