quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Características dos gerentes de projeto de sucesso


Especialista indica as seis habilidades essenciais aos bons gerentes de projetos

CIO (EUA)

Publicada em 10 de setembro de 2008 às 19h13

E-mail Imprima Comente Erros? del.icio.us Google Twitter a a a Os melhores gerentes de projetos são aqueles que, de forma consistente, entregam, dentro do prazo e do custo previstos, projetos que atendem às expectativas dos envolvidos. Esses profissionais entendem que liderança e habilidades interpessoais são ainda mais importantes para uma boa gestão de projetos de TI que uma famosa metodologia ou ferramentas de acompanhamento. Isso é o que diz Fumi Kondo, diretora da Intellilink, empresa de consultoria e treinamentos especializada em implementações de tecnologia.

"Os gerentes de projetos com mais experiência sabem que se você não conquistar as pessoas, não importa a qualidade de sua metodologia ou de suas ferramentas”, afinrma Kondo. “Se você não está gerenciando os usuários, patrocinadores e outros envolvidos, você pode entregar no prazo e no orçamento previstos, mas pode não atender às necessidades do negócio. E ninguém ficará satisfeito.”

Então, quais habilidades são necessárias para tornar-se um excelente gerente de projetos? A Intellilink analisou o perfil dos melhores profissionais da area e encontrou seis atributos-chave. Veja abaixo:

1. Eles têm o dom de prever. Bons gerentes de projetos são capazes de antecipar e evitar problemas que poderiam destruir o prazo, o orçamento ou a aceitação dos usuários.

2. Eles são organizados. A organização parece ser uma característica óbvia de um grande gerente de projetos, mas ela manifesta-se de diversas maneiras, incluindo a capacidade de se manter focado no todo e priorizar o que é realmente importante. “Na maioria dos projetos, existem tantas coisas que precisam ser feitas que é difícil manter tudo sob controle”, avalia Kondo. “Ser capaz de priorizar o trabalho de sua equipe é um aspecto crítico do que um gerente de projetos tem de fazer.”

3. Eles sabem liderar. Gerentes de projeto têm de influenciar e interagir com uma grande variedade de pessoas, incluindo suas equipes de projetos e os patrocinadores da iniciativa. Como muitas equipes não reportam diretamente ao gerente de projeto, esse profissional tem de encontrar maneiras de motivar as pessoas a quem não lidera oficialmente, mas que podem levar ao sucesso ou ao fracasso do projeto. Além disso, são profissionais que precisam inspirer a confiança dos envolvidos e patrocinadores, para os casos em que o prazo ou o budget da iniciativa precisarem ser renegociados ou forem necessários recursos adicionais.

4. Eles são bons comunicadores. Gerentes de projeto bem-sucedidos usam de maneira efetiva o e-mail, as reuniões e os relatórios de andamento para compartilhar suas idéias, tomar decisões e resolver problemas. Eles entendem ainda que precisam discutir a iniciativa sob a ótica do que for mais relevante para sua audiência.

5. Eles são pragmáticos. Algumas vezes, gerentes de projetos podem ser analíticos demais. “Eles analisam as coisas a fundo antes de tomar uma decisão”, diz Kondo, alertando que isso atrasa o andamento. Bons gerentes de projeto focam em realizar o trabalho com os recursos que estão disponíveis.

6. Eles são empáticos. "Gerentes de projetos apóiam-se em outras pessoas para ter sucesso”, diz Kondo. E não podem efetivamente influenciar os demais se não entenderem o que os motiva. Por isso, eles precisam entender as preocupações dos envolvidos na iniciativa, levá-las a sério e resolvê-las.

Meridith Levinson, CIO

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