quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Você quer ser um Gerente de Projetos?


Todo mundo adora registrar suas anotações de tempo por tarefa, não é mesmo? Quantas horas você gastou fazer tarefa A ou tarefa B ou conversando sobre o futebol ou lendo seu email. E para quê? Para dar trabalho para o estagiário que coleta os números do trabalho, que todos nós sabemos não passar da mais pura ficção.

E por que todos esses formulários e documentos que depois de um certo tempo passa a ter vida própria? Parace que o único objetivo disso tudo é agradar ao gerente do projeto e satisfazer sua metodologia de trabalho. Agora, pense quanto ganharíamos em produtividade se não tivéssemos de preencher todos os formulários e as tarefas relacionadas à administração do projeto!

E afinal de contas, o que o gerente de projeto faz o dia todo? Claro que ele tem que fazer coisas óbvias como conseguir recursos, definir papéis, atribuir tarefas, acompanhar o andamento, documentar o andamento das atividades, e assim por diante, mas talvez existem algumas coisas menos óbvias que ele devia fazer também. Uma delas é fazer o projeto algo agradável à equipe.

Uma equipe de trabalho feliz é uma equipe produtiva. Reuniões de lançamento do projeto, eventos sociais e de motivação da equipe, e uma recompensa pelo sucesso. Mantenha um contato informal com a equipe. Bons gerentes de projeto não sabem apenas como aplicar a rígida disciplina da gerência de projeto, eles são bons em gerenciar pessoas.

Bons gerentes de projeto têm outras características. Eles gerenciam. Eles não coordenam, presidem, contigenciam, assistem - eles administram. Eles não gostam de surpresas, e por isso trabalham arduamente para prevenir surpresas: eles planejam detalhadamente, tentam prever problemas e evitam-nos antes mesmo deles acontecer. Eles monitoram rigorosamente e percebem um problema assim que as coisas começam a sair do caminho certo. Quando problemas acontecem, eles tratam conflitos e focos de atrito. Bons Gerentes de Projeto tomam decisões, algumas até mesmo arbitrárias, quando necessário. Conseguem consenso quando podem, mas ditam suas leis quando necessário.

Eles sabem ajustar a escala de controles de acordo com as necessidades reais do projeto de forma que eles não sufocam projetos pequenos com burocracia desnecessária. Então eles explicam para a equipe o que e para que os controles servem, por que esses controles são um recurso valioso, como os registros de tempo serão usados em benefício da equipe e então por que vale a pena apontar o tempo real de trabalho.

Você ainda quer ser um gerente de projeto?

Como você aprende a ser um gerente de projeto? Faça um curso de gerenciamento de projetos, é claro. Mas esteja atento, existem muitas classificações de cursos de "administração de projetos".

Alguns ensinam você como usar uma ferramenta de planejamento como o Microsoft Project. Uma habilidade útil, mas você aprendeu como usar uma ferramenta não como administrar projetos. Alguns ensinam o rigor administrativo de um método de administração de projeto particular mas não podem ensinar realmente tanto assim sobre como administrar projetos. Alguns cursos de administração de projeto oferecem uma certificação, mas o objetivo primário desses cursos é para fazer você passar no exame no fim do curso. E então existem cursos que ensinam você como administrar projetos. Quando escolher um curso tenha bem em mente quais sãos os seus objetivos.

Então, você já fez um curso, e agora? Você pode pensar que gerenciar um projeto seja o próximo passo lógico. Porém, você provavelmente ganhará uma experiência mais valiosa sendo um líder de equipe em um projeto de grande porte.

Quando toca um projeto de pequeno porte o gerente de projeto aprende uma lição devastadora: não é preciso aborrecer a equipe com todo aquele material formal da gerência de projetos - e isso é correto. Você pode ser bem sucedido em projetos pequenos com pouco planejamento e controle. Então dê um projeto de grande porte para esse mesmo gerente administrar. Eles sabem que uma abordagem informal funciona, e eles aplicam isso no projeto grande, e você tem um desastre na implementação.

Por outro lado, se você estiver liderando uma equipe de 10 pessoas e um projeto com 100 membros, todos os controles de um grande projeto devem ser aplicados e controlados pelo gerente do projeto. Você terá contato com todo esse trabalho sem ter a responsabilidade de gerenciar o projeto. Isto é uma experiência excelente para quem pretende ser gerente de projeto.

"Excelente curso, mas eu percebi uma coisa - eu não quero ser um gerente de projeto!" Esta é ocasionalmente a reação das pessoas ao final de um curso de administração de projeto e a razão geralmente é: por que alguém iria querer um trabalho onde o sucesso significa que nada de mais aconteceu, e problemas significam que você vai ser chutado. Igualmente algumas pessoas têm a reação oposta: "sim, isto é o trabalho para mim!" E essas pessoas são atraídas pela idéia que eles podem fazer coisas acontecer, fazer a diferença e elas administram projetos melhor que outras pessoas.

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