quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem é quem no Scrum

scrum

Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka, os criadores do Scrum, acreditam que uma metodologia como um estilo de “corrida de revezamento” aplicada ao desenvolvimento de produtos pode conflitar com os objetivos de velocidade, qualidade e flexibilidade. Ao invés disto, um estilo holístico, onde a equipe busca, como em um jogo de futebol, de forma integrada, chegar ao gol, com passes de bola, pode servir melhor às atuais necessidades competitivas.

Dessa forma as principais características do Scrum são:

  • Processo ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível.
  • Isto permite a rápida e contínua inspeção do software em produção (em intervalos de duas a quatro e duas semanas).
  • As necessidades do negócio é que determinam as prioridades do desenvolvimento de um sistema.
  • As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade.
  • Entre cada duas a quatro semanas todos podem ver o real software em produção, decidindo se o mesmo deve ser liberado ou continuar a ser aprimorado por mais um “Sprint”.

Antes de abordar as etapas do Scrum é fundamental entendermos quais são os participantes e quais os seus papéis dentro da metodologia. Nesse ponto não vale a pena se preocupar com o vocabulário, de fato muitos termos serão citados, mas, no momento certo eles serão aprofundados. O objetivo, nessa parte, é apenas situar quem é quem dentro do processo.

Product Owner (P.O) – Define as funcionalidades do produto, decide datas de lançamento além de priorizar as funcionalidades de acordo com o seu valor de negócio. O valor de negócio (Business Value) de uma determinada funcionalidade é estipulado em uma escala de zero a cem.

É responsabilidade do P.O. mensurar a rentabilidade – ROI – do projeto, estabelecendo metas e analisando até que ponto o custo de um “Sprint” é menor que o lucro do projeto. A partir do momento que um Sprint custe mais do que seu retorno é a hora de interromper o projeto. O ROI não é necessariamente um retorno financeiro, podendo ser medido por audiência, aumento de tráfego e outros tipos de benefícios para o negócio.

A última responsabilidade do P.O. é aceitar, ou não, as funcionalidades entregues. Caso uma funcionalidade seja recusada essa volta para o “backlog” e deve ser incluída em um próximo “Sprint”, isso acontece até que determinada funcionalidade seja aceita pelo P.O.

Scrum Master – Gerente de projetos é o termo conhecido que mais se aproxima de um Scrum Master, contudo esse indivíduo não exerce exatamente as funções delegadas a um gerente de projetos. A principal responsabilidade atribuída a um Scrum Master é a de viabilizador.

Dessa forma um Scrum Master deve remover os obstáculos que impeçam ao time atingir seus objetivos, garantir a plena funcionalidade e produtividade da sua equipe assim como a colaboração entre os diversos papéis e funções.

O Scrum Master também é responsável por organizar todos os encontros do ciclo de um Sprint, além de ser um escudo para o time contra interferências externas.

Team (time) – Um time de Scrum é composto entre 5 a 9 indivíduos, esse é um requisito fundamental para a boa prática da metodologia. Os times devem ser multifuncionais, ou seja, devem existir profissionais de diversas especialidades, desenvolvedores, arquitetos da informação, designers, etc.

É importantíssimo que todos os membros se dediquem em tempo integral ao time, as exceções existem, contudo devem ser utilizadas apenas para os profissionais que exercem papéis pontuais como: administradores de base de dados, analistas de suporte e equipe de infra-estrutura.

Os times são auto-organizaveis, não existe títulos ou hierarquia entre os membros, a equipe que decide como será o seu dia-a-dia, sempre focado no objetivo do Sprint. Troca de pessoas entre os times devem ser feitas apenas entre um Sprint e outro.

Apresentados os atores de uma equipe de Scrum o próximo passo é começar a dissecar o ciclo da metodologia. No próximo post vamos desvendar o que é um Sprint, Backlog, Daily Meeting entre outros termos do Scrum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário