quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A sinergia e a gestão de projetos

Sinergia é uma palavra derivada do grego synergía, resultante da composição entre sýn (cooperação), juntamente a érgon (trabalho). É definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

Diz-se que o todo supera a somatória de suas partes, ou que, a soma das partes é mais que o todo.

Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja a somatória de esforços em prol do mesmo fim, tem-se a sinergia.

Conceitualmente, em sociedade humanas há uma gama de definições visando qualificar a ação (ou ações) coletiva: cooperação, capital social e até mutualismo.

Em fisiologia, define-se como o ato simultâneo de diversos órgãos ou músculos para o mesmo fim.
Em teoria de sistemas, pode-se definir como a convergência das partes de um todo que concorrem para um mesmo resultado.

Genericamente, define-se como o efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum, cujo valor é superior ao valor do conjunto desses agentes se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido.

SINERGIA APLICADA A PROJETOS

Entendendo-se o conceito por tráz da palavra “sinergia”, podemos dizer que o sucesso de um projeto, seja ele qual for, dependerá muito do efeito colaborativo existente entre os componentes de uma equipe.

Ponderando-se os valores aplicados aos resultados esperados junto as atividades que os indíviduos realizam no projeto, se nota que o resultado individual tem um peso menor na escala de valor que o resultado final coletivo.

O estado sinérgico inerente a uma equipe de projetos deve ser crescente, de forma que o envolvimento entre as partes aumente na medida em que os prazos finais se aproximam.

Cada etapa finalizada com sucesso por um ou mais membros da equipe abre o precedente para início de uma nova atividade, seja na sequencia daquela última ou para auxílio na finalizaçao de uma atividade paralela.

No final, o sucesso só é atingido se todas as atividades tiverem sucesso.

O ponto fundamental aqui é a formaçao de equipes coesas. A equipe só poderá ser definida como tal se todos os seus componentes trabalharem para um mesmo fim: o sucesso incondicional.

Se os membros de uma equipe trabalharem focados apenas em suas atividades isoladamente, então não teremos uma equipe e os profissionais envolvidos nesse projeto serão mais parecidos com grupos que não atuam para um mesmo fim.

Para pensar a respeito, podemos comparar um equipe com jogadores de frescobol, pois o jogo só será bom se os dois trabalharem para isso, tentando manter a bola em jogo pelo maior tempo possível.

Por outro lado, um grupo se parece mais com jogadores de tênis, pois os jogadores agem de forma a vencer um ao outro através do erro.

Seria algo como mover um carro empurrando-o. Imaginem se parte da equipe empurrasse o carro pela traseira e outra parte pela dianteira, simultaneamente. O carro só sairá do lugar se um dos grupos for mais fraco ou estiver em menor número de componentes.

LIDERANÇA x SINERGIA

Uma vez que a responsabilidade sobre o sucesso de um projeto está muito relacionada a sua liderança, podemos dizer que a responsabilidade sobre a evoluçao sinérgica do mesmo também está.

Esse pode parecer um assunto desgastado, mas nunca é demais falar sobre as responsabilidades do lider dentro de uma equipe.

O bom líder será responsável tomará para si a responsabilidade sobre o processo evolutivo do projeto, trabalhará em função do cumprimento de metas da sua equipe continuamente, atuando como mentor, orientando da melhor forma possível aspectos profissionais e pessoais de seus profissionais, ele sabe que suas decisões serão importantes e que os impactos causados por elas tem grande inflência no ambiente de trabalho e, em alguns aspectos, na sociedade.

O líder deverá ter inteligencia emocial evoluída a ponto de poder suportar os conflitos inerentes ao projeto, filtrá-los e traçar estratégias que repotencializem a sinergia da equipe. Assim, podemos dizer que ele será capaz de sentir, entender, controlar e modificar tanto o seu estado emocional quanto o de sua equipe de forma a manter o fluxo sinérgico de trabalho.

CONCLUSÃO

O sucesso de um projeto está diretamente relacionado à sinergia com que os indivíduos de uma equipe conduzem suas atividades, baseando-se na orientaçao de um líder responsável pela harmonizaçao do ambiente de trabalho através da integraçao de cada tarefa de forma a potencializar o resultado desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário