terça-feira, 10 de novembro de 2009

Score!: um Jeito Melhor de Fazer Negócios

A maximização dos lucros a longo prazo exige que empresas e gerentes se concentrem em uma relação ganha/ganha com seus parceiros de negócios, em vez de usar coerção e táticas adversárias para forçar a cumplicidade. Com essa idéia em mente, o executivo norte-americano Thomas T. Stallkamp lançou novas estratégias de colaboração quando ocupou o cargo de presidente da Chrysler Corporation. Denominado "Score" (acrônimo em inglês para esforço de redução de custos de fornecimento), o método fez da empresa uma das mais lucrativas do mundo.


Stallkamp reúne suas experiências no livro que leva o mesmo nome da estratégia de sua autoria: "Score! - um jeito melhor de fazer negócios do conflito à colaboração". Lançado no Brasil pela Editora Bookman em parceria com a Wharton School Publishing, o autor descreve como as empresas podem melhorar seu resultado financeiro ao alterar a maneira de tratar sua cadeia de suprimentos.

A obra sustenta que o modelo básico de negócios, desenvolvido durante o século passado, deve ser modificado. "O modelo atual se baseia na forte interdependência e separação entre as empresas, fato que torna difícil propor alianças e ainda mais difícil implementá-las. Tal modelo força as companhias a assumirem posições antagônicas quando lidam com outras organizações e conduz a atividade de fusão que prevalece na economia atual", ressalta o autor.

Thomas T. Stallkamp se baseia na premissa de que as empresas podem adotar métodos mais colaborativos e estratégicos com empresas parceiras, a fim de ajudar a economia e maximizar seu crescimento futuro.

Caso de sucesso
Embora muitos profissionais há anos falem e preguem maneiras de aumentar as colaborações, poucos exemplos de sucesso surgiram. Durante os seus 20 anos na Chrysler Corporation e na fusão da DaimlerChrysler, Thomas T. Stallkamp desenvolveu com sua equipe uma metodologia diferenciada para o relacionamento com fornecedores externos e funcionários. Por meio do conceito de Empresa Estendida, a equipe de Stallkamp aumentou o nível de desempenho corporativo e os resultados financeiros.

Muitas outras empresas modernas, incluindo a Dell Computer e a Intel, utilizam o princípio que os profissionais da DaimlerChrysler ajudaram a criar. O método é explorado até mesmo em administrações mais antiquadas, como a da Força Aérea americana.

O texto de "Score" aponta o que está errado com o sistema atual, apresenta um novo método, reflete sobre as dificuldades de comunicação entre pessoas e empresas e sobre os efeitos de longa duração da administração antagônica e tem a pretensão de ajudar os leitores a entender que as mudanças recomendadas são possíveis, práticas e necessárias. Os capítulos incluem formas de monitorar, mensurar e acompanhar como o novo sistema está funcionando, a fim de manter contadores e analistas financeiros acuados.

"Quando os macroresultados surgirem, toda a organização se constituirá de indivíduos que acreditam e percebem que a mudança é necessária", afirma o autor

Fonte:
http://www.administradores.com.br/livros/score_um_jeito_melhor_de_fazer_negocios/284

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