terça-feira, 10 de novembro de 2009

PMO eficiente é sinônimo de bons negócios

Processos bem estruturados e sistemas de informação eficientes são importantes para as empresas enfrentarem crises e oscilações de demanda. É neste ambiente que o PMO - Project Management Office, ou escritório de projetos, se destaca como alternativa para a empresa enfrentar os desafios da manutenção dos negócios.

O PMO é uma solução integrada para o desenvolvimento de processos e procedimentos que objetiva a obtenção de altos níveis de consistência na implantação de projetos. Atua no apoio às equipes de gerenciamento de projetos e também como consultor para a organização nos assuntos que se referem à definição, planejamento, execução, controle e encerramento dos projetos.

“O PMO gerencia todos os projetos da empresa, atuando e coordenando a equipe das diversas unidades da organização, controlando timing, custos e a qualidade do trabalho de projetos”, explica o gerente de PMO da Sodecia Serviços, Ronaldo Dolabella,

Um escritório de projetos pode ser considerado um QG da empresa. É neste setor que profissionais da área analisam e avaliam os projetos desenvolvidos pela organização. O trabalho tem como foco o controle do escopo, o acompanhamento de cronogramas, a análise de riscos, o controle de custos, os parâmetros de qualidade, entre outros aspectos.

“O ganho efetivo da implementação do PMO nas empresas é demonstrado através da uniformização e padronização dos processos. Isto permite o acompanhamento da performance de todo o portfólio de projetos da empresa” afirma o consultor e instrutor do Ietec, Wilson Ramos.

No caso de desenvolvimento de novos produtos, os projetos que contam com o acompanhamento do PMO serão a garantia de continuidade de novos negócios e aumento do faturamento. “Nos projetos bem gerenciados pelo PMO, podemos garantir a viabilidade técnica e econômica dos projetos”, afirma Dolabella.

Mas a eficiência dos PMO´s passa, anteriormente, na forma como os escritórios são planejados nas empresas. Neste aspecto, Dolabella chama a atenção para a cultura organizacional: “Se a cultura de desenvolvimento de projetos não estiver inserida e absorvida pelos membros da organização, as atividades serão prejudicadas. É muito importante ter o patrocínio dos stakeholders da empresa no sucesso dos projetos”.

Esta é também a opinião do gerente de projetos da Net Service, Rildo Israel. Para ele, a cultura organizacional influi diretamente no andamento e na aceitação da metodologia aplicada pelo PMO. “Em uma organização projetizada, a disseminação e a aceitação da metodologia flui de maneira mais fácil e rápida”.


fonte:http://www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/601

Nenhum comentário:

Postar um comentário