terça-feira, 10 de novembro de 2009

Como fazer um bom networking

Seja interessante, não interesseiro. Essa é a principal dica sobre networking de Alexandre Caldini, diretor superintendente das revistas INFO, Exame e Você S/A.

Caldini fez a palestra "Networking ou notworking?" no CIO Meeting 2009, que reúne os líderes de TI das principais empresas brasileiras. Em sua 8ª edição, o evento está sendo realizado em Porto de Galinhas (PE) e vai até domingo (9/8).

Atualmente, a concorrência no mercado de trabalho é maior e os profissionais têm o mesmo perfil. Por isso, o networking é fundamental, na visão de Caldini. Além disso, a maioria das vagas de emprego são conseguidas por recomendação de outras pessoas.

Uma das dicas é expressar simpatia. "Elogie, mas somente se for sincero. Interesse-se pelo outro de verdade, pois a pessoa percebe o afeto", diz. Segundo Caldini, é importante ouvir e tentar aprender coisas. "É preciso se desarmar, tentar aprender coisas com as pessoas. E tratar as coisas com humor e leveza."

Perder a vergonha também faz diferença na hora de fazer e manter o networking. "Apresente-se e reapresente-se", diz Caldini. E as relações não devem se resumir aos profissionais da área. "Converse com o porteiro, com o taxista, a tia do café. Com isso, você obtém informações importantes, que podem ajudar a ter uma conversa mais personalizada e quebrar o gelo nos primeiros contatos."

Caldini chama atenção também para o respeito. Ele recomenda não ligar ao celular da pessoa nas horas livres e não ficar tentando sempre se impôr suas ideias. "Fuja do chavão, respeite a inteligência das pessoas."

Porém, é importante que o networking seja cultivado sempre. "Não é algo que dá para fazer na hora que você precisa. É um jeito de viver", diz Caldini. A via deve ser de duas mãos. "Retribua, seja útil, ofereça-se para ajudar."

Segundo Caldini, algumas pessoas temem fazer networking. "Elas têm medo de serem vistas como alguém que usa as pessoas. Porém, esse relacionamento é algo que é aceito, faz parte do jogo", diz.

O networking é difícil de construir, mas fácil de destruir, alerta Caldini. Fofocar, falar mal da empresa, da concorrência, exagerar no sarcasmo são perigosos para o networking. Mentir também é arriscado e dá trabalho. "E nunca se esqueça que de nada adianta ter networking sem eficiência profissional", diz.

Fonte: http://info.abril.com.br/corporate/como-fazer-um-bom-networking-07082009-0.shtml
Autor: Kátia Arima, da INFO

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